segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Banif – Banco ou Estábulo para cavalos esquisitos?

A minha especialidade não é marketing, julgo até não perceber nada do assunto. Mas quando vejo o novo anúncio do Banco Banif, percebo que afinal ainda sei menos do que pensava!
A ideia deve ter sido a de atrair novos clientes, mas pessoalmente, quando passo por alguma das sucursais do banco olho em redor com receio de ser atropelado por algum centauro desgovernado, e não tenho receio de dizer que apresso o passo mesmo, quero é distância desse banco! Tenho medo… Muito medo!
Ainda por cima o raio do centauro não consegue fechar os braços, anda ai o dia todo a cavalgar pelas ruas, imaginem o cheiro daqueles sovacos, não estou a ver figuras da mitologia grega tomar banho e usar desodorizante. Vai lá vai!
Lembram-se daquele episodio do cheiro em Lisboa que levou ao encerramento de muitas estações de metro? Ninguém me tira da cabeça que foi o sacana do centauro do Banif.
Voltando às questões de marketing, a primeira vez que vi o anúncio não sei porquê mas não pensei no spread mais baixo do Banif, nem do PPR vantajoso.
Pensei em várias coisas, mas em bancos nem por isso:

1ª – O que é isto? Um anúncio mal conseguido da Ferrari?
2ª – É um homem? Não.. Um cavalo? Não.. Há… é um centauro! Só podia…
3ª – Que estúpido, mas porque é que ele não fecha os braços?
4ª – Com quem é que ele acasala? Existem “centauras” em Portugal?
...
77ª – Mas porque é que ele não fecha os braços?
78ª – Quando tiver uma filha, vou-lhe comprar um pónei!
...
181ª – Mas porque é que ele não fecha os braços?
182 – Ahh Banif?? Este anúncio é de um Banco? Tá certo…
183ª – Tenho fome…

A filial japonesa do Banif também aderiu à nova imagem:



Vendo as coisas pelo prisma positivo, ao menos já ganharam uma cliente de certeza, quem não se lembra da Chicholina e do seu amor por cavalos? Por um Centauro então…

61 comentários:

Sílvia disse...

Confesso que ainda não vi o anuncio...so a nova cor da moda...a beringela.loool.Bem, mas de certeza que quando vir vou-me lembrar dos teus 180 e tal pensamentos. Obrigadinha.eheh.

Cabra Expiatória disse...

hahahaha

realmente, está bem pensado.... desde a primeira vez que vi aquele anúncio que vivia no secreto medo de ser a única que não percebia aquela porra... mas afinal o mundo é melhor do que eu pensava!! (e o anúncio é PIOR do que eu poderia imaginar...)

também não percebo porque é que o gajo não fecha a sovaqueira... o anúncio já de si é mau, mas aquele proto-berro à braveheart e aqueles bracinhos larilas ali a-dar-a-dar irritam-me... MUITO!
aliás, ganhei um medo de morte de andar de cavalo, porque não quero uma traseira daquelas...

Lisa's mau feitio disse...

Credo!!!

eu que não vejo um minuto de televisão ultimamente, faço questão de amanhã me sentar o tempo necessário para assistir à descrita aberração!!!

É que faço questão!!

Beijos e boa semana!!! :)

Lisa

carvoeirita disse...

é o que eu também acho!!!este ano vai ser muito complicado escolher o pior anuncio do ano..para mim este do banif é horrivel,mas aquelo do "n auto" também me irrita..
a imagem esta divinal..estou farta de me rir!!
obrigado por me animares nesta manhã de segunda feira chuvosa.
beijinhos

un dress disse...

que bem que me fez ler-te!! :)

...segunda de manhã...






.beijO

un dress disse...

não percebi bem...ando mesmo a leste...um centauro? um banco!!!?


bem...ok!...mais tarde venho reler... a foto! :)

Anónimo disse...

Epah e aquele grito...
Mas alguem ve akele anuncio e pensa: "Este banco deve ser bom... vou ja abrir a minha conta neste banco!"
Se aquilo é marketing eu tb consigo fazer daquilo, bem... talvez nao tao mau mas com muito esforço consigo fazer qualquer coisa.
Abraço RP do LP

Andreia disse...

Eu pensei no mesmo: porque raio não fecha os braços??

Troca Letras disse...

O anúncio é mesmo muito mau
Mas estamos a falar dele e isso é que é importando para o Banco

Anónimo disse...

:), lol, muito bem pensado, e um anuncio que não tem as simpatias do publico :)

Boa semana

Jokitas angelicais

Rita disse...

Podia ser pior. Podia ser um Minotauro...
Jokas

Sara disse...

Cá para mim (que até sou da área da comunicação/marketing) a campanha tem muito mais a ver com um sagitário do que um centauro (têm significados diferentes). E assim, em último caso, o novo logotipo reporta a abundância e amplitude. A cor roxa simboliza prosperidade.
E mesmo que ninguém goste da campanha ou dos anúncios ou da nova identidade visual, a questão é que a agência responsável pôs toda a gente a falar do Banif, não pôs?
E esse é o objectivo primordial da publicidade: chamar a atenção!

Rp disse...

Ok Ok, vocês referem que o objectivo é falar da campanha. Mas estamos a falar pelos piores motivos... E isso também não é mau??

Anónimo disse...

Claro que é mau... nao me parece que o objectivo do marketing seja so chamar a atençao, mas sim que o publico se interesse pelo produto, nao que goze com ele!!!
Senao marketing era facil... era so fazer os anuncio mais parvos possiveis com as criaturas mais deias possiveis a darem gritos mais alto possiveis, quem conseguisse mais chamava mais a atençao e tinha mais clientes... brilhante!!! loool
LP

Safira disse...

Também não gosto do anúncio, e não percebo sequer a mensagem subjacente. Acho que a simbologia não é muito evidente sem explicações de quem está por dentro da área. Mas já aprendi aqui alguma coisa, através do comentário da Sara.
Uma coisa é certa: está-se a falar deles, a verdade é mesmo essa!

Olá!! disse...

Não vi... e pelos vistos é melhor nem ver ;)))

Outonodesconhecido disse...

Hum! estavas inspirado e quanto ao comentário ao meu Leão: eu sou do sportng, mesmo que ele desça para a 3ªdivisão...

Anónimo disse...

Mas o que que é isso!!!!

add vocÊ^^ beijos

mjf disse...

Olá!
Hoje passo rapidinho, sem comentar ( depois volto)
Tens uma fatia de bolo á tua esper

beijos

Gi disse...

Eu também já postei sobre esse anúncio!
E, realmente, aquilo mete medo o cavalo a en****r o cavaleiro e a tranformar-se em centauro!
Fiquei bastante elucidada sobre a mitologia e, pronto, provavelmente o BANIF e os seus criativos publicitários era mesmo isto que queriam, criar motivo de conversa e conseguram!
E sabes que mais, os parvos somos (fomos) nós!
Não passaram despercebidos!

whitExpressions disse...

Olá não vi o anúncio, nem vou ver, prefiro o teu post.

Sabes, bancos são uma cambada de gatunos e fico-me por aqui.

Tem uma boa semana.

Beijoka

LopesCaBlog disse...

Publicidade má sempre é melhor que nenhuma :)
Estou contigo também não gostei :)

Bardot Maria disse...

é melhor não gozarmos com os senhores do banif...eles coitadinhos nem têm dinheiro nenhum!
lol
bjokas=)

Rute disse...

ehehh também não percebi bem a associação que fazem de um banco para os centauro... teve ter mesmo é a ver com os braços abertos...

hummmm


bjokas

Samantha disse...

Com jeitinho, o raio do centauro também foi o culpado das cheias da última noite...
E o cabrão do ministro a culpar o S. Pedro....

Pong disse...

Podia era ser um anuncio a um desodorizante... um centauro orgulhoso do seu cheiro sovacal é um centauro que sabe que pode abrir os braços e cavalgar alegre... Toma lá marketing do bom!

Anónimo disse...

De facto a publicidade é estúpida e não faz sentido...e pensar os rios de dinheiro que se gastam nestas palhaçadas...quanto às centauras em Portugal pó gajo acasalar de facto n é tarefa fácil...=P

Cláudia disse...

Eu propria também não percebo nada de marketing (e também não me interessa muito), mas a tua questão (uma das) é pertinente...
Porque é que ele não fecha os braços????

Sara disse...

Rei: os gostos são subjectivos. Já reparaste quanta publicidade gratuita se fez, por exemplo, na blogoesfera?
A publicidade não tem que ter conotações negativas ou positivas, tem que chamar única e exclusivamente a atenção. Despertar o interesse e levar à aquisição são os passos seguintes.
O Banif nunca foi um banco que apostasse na sua imagem. Mas uma coisa é certa: quando alguém decidir consultar uma série de bancos seja por que razão for, e que tenha visto esta campanha, de certeza que não se vai esquecer dele na lista!

Anónimo / LP: não te lembras de uma campanha há uns anos atrás onde se gritava "Ó Eeeeeelsa!"?

Francis disse...

ahahahahahahahahahah
brilhante a imagem.

eu não gosto do anuncio de tv, a realização não é má, mas está mal editado, há ali quebras na acção, a passagem está bem montada, mas não resulta, o plano final é medonho.
metade das pessoas nem percebe bem o que aquilo é.

Teté disse...

Bem, pois em marketing parece-me que o mais importante é porem as pessoas a falar sobre um produto. Quer seja a margarina, o detergente para a máquina de roupa, um carro, ou até um banco. Nesse aspecto, parece-me que o anúncio atingiu o seu objectivo, até porque não és o primeiro a quem ouço perguntar "mas que raio de anúncio é este???"

De qualquer forma, isso também te dá a indicação do porquê de existirem anúncios tão maus...

E claro, a outra chama-se Cicciolina, embora assim também se perceba de quem estás a falar! ;)
(do amor por cavalos não sabia...) :)))

Zeferino Ferreira disse...

é que o BANIF é o banco especialista em offshore, deve ser para desviar as atenções...uma especie metaforica de cavalo de troia...para fugir aos impostos.

Pergunta a eles o que é o BANIF CAYMAN, não deve ser nenhuma agência de viagens

Talvez uma sucursal de uns dinheiros que andam para aí perdido e que fica mais bem entregue a um belo paraíso

Sally disse...

as coisas que tu vais buscar.. lool.. o anuncio é mm horrivel pah :P

Anónimo disse...

A imagem dos japoneses está demais, ele parece realizado! Ao menos na imagem japonesa não têm os braços abertos como o tuga! bjs* RI

Rp disse...

Sara - Ok ok... Provavelmente tens razão hehe. Beijinhos

Rui - Muito bem visto! Não tinha pensado nisso! Você percebe disto!! ;) abraços

Rafeiro Perfumado disse...

Ai os ... que o comentário não grava!

Epá, juro pela alminha dos meus primos em 5º grau que não tinha visto o teu poste! E não achas que com aquela posição de braços o gaijo não conseguia agarrar no arco e na seta?

Abraço!

Rp disse...

Rafeiro - Acho qeu não consegue não! Mas se conseguir não terá lá grande pontaria!!! É um centauro um bocado para o deficiente coitado!

Abraços

(se juras pelos primos de 5ºgrau eu acredito!)

Laetitia disse...

Ahahahah! Adorei a imagem! Está demais! :)

Pong disse...

A estrelinha tem umas costas jeitosas... ui

Rp disse...

É... Mas mas não é para a tua raquete... ;)

Anónimo disse...

Sara: Nao tenhum duvida que percebes mais de marketing que eu!

Eu sigo m apenas pela logica, pelo senso comum. A mim parece m apenas que é um anuncio pouco conseguido. Quase toda a gente ja conhecia a existencia do banco Banif... ou seja a percentagem de pessoas que ficou a conhecer o Banif por este anuncio parece me demasiado reduzida para ter importancia. Penso que a adesao aos produtos financeiros do banco nao vao ter nehum incremento em especial por este anuncio... por isso... nao percebo a logica deste anuncio.
Publicidade má mas que te chame a atençao, realmente chama a tua atençao, mas nao quer dizer k vas comprar o produto.
Mas como disse e repito: De marketing nao sei nada...

LP de Luis Pinto

MIM disse...

Também não achei grande piada ao anuncio, apesar de ser Sagitário! Enfim, coisas mal conseguidas..
Gostei do blog! Vou voltar.
Saudações

Sorrisos em Alta disse...

Ganhavam mais clientes com a tua imagem que com a que lá puseram, do primo da cavalgadura que fez a campanha, não duvides!

Anónimo disse...

Ah é verdade sara passei no teu blog... fikei espantado por ver k criticavas la uns anuncios. Nao percebi!!! Nao alegavas k o essencial era chamar a atençao? Esses tambem captaram a tua e mm assim criticaste... Um bocado de hipocrisia nao?

Sara disse...

LP, realmente não gosto dos anúncios do Kinder nem do Skip. Agora diz-me: onde é que escrevi que não gostava do anúncio do Banif?

Sandra. disse...

:)

n comento o q num conheço :) ainda n vi esse anuncio :)

mas parece q conseguiram q falassem nele né, daí a máxima: "falem bem ó mal de mim q o importante é q falem"

daaaahhhhhhhhhhh cambada

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Mahira disse...

Realmente impressiona-me um cadito aquele meio homem meio cavalo :S

Vitor disse...

esse bichuuuu , que por acaso á até é o meu signo.... deve ser é o rei do pau.... rsrsrsrsrs

estou a brincar...

abraço

JPinto disse...

Epá, será que ninguém percebe a questão dos braços?

O gajo estava com um corpo muito magrinho, então foi 2 meses para o ginásio todos os dias e tomou creatina para alargar os músculos!

Depois nem conseguia fechar os braços de tão inchado que estava.

É só para a fotografia...


Carimbo Azul

Zé do Cão disse...

Porreiro, pá porreiro é o que me apetece dizer sobre a porcaria do anuncio do Banif. O post está divinal
parabens.
Quanto aos braços abertos e a cabelagem dos sovacos a abanar é para aproveitar a aragem. Os ventos como sabes vêm sempre do mesmo lado.
Um abraço

Capitão Merda disse...

Hoje o assunto é ladrões...
Aguardo pelo próximo "post".

Anónimo disse...

Sara - Escreveste isto aqui neste blog:
" os gostos são subjectivos. Já reparaste quanta publicidade gratuita se fez, por exemplo, na blogoesfera?
A publicidade não tem que ter conotações negativas ou positivas, tem que chamar única e exclusivamente a atenção. Despertar o interesse e levar à aquisição são os passos seguintes."

Ja reparaste que te estas a contradizer, uma vez que tambem criticaste anuncios no teu blog!? vejamos: Chamaram a tua atençao, segundo o que dizes e o que interessa numa publicidade, por isso segundo o que dizes sao boas publicidades ou estou enganado?!? Ou o do Banif passa a ser mau?!?
looool...

PDuarte disse...

O Banif é o primeiro banco português a dar no cavalo.
Uma figura mitológica para o BCP, olhando para o preço das acções, seria o Icaro.
Um abraço.

Sílvia disse...

Bem, isto ainda dá que escrever.eheh.

Anónimo disse...

de facto a ausência de bolsos dificulta um cadinho, mas prontos, bem,quer se dizer... pa centauro, bem,de facto...
seja como for,esto mais curiosa com o que espreita debaixo da toalhinha cor-de-rosa, confesso-te ahahahah

calminha disse...

Bem escagalhei.me a rir.boa semana

... disse...

Isso soa-me a dor de cotovelo, desculpem lá, quer tu quer o Rafeiro! ;)
Uma aposta que se fosse uma sereiazita em topless já vos soava melhor?! Bah, malditos! ;)

Beijos e desculpa ter entrado assim de rompante cá no burgo! Vou voltar!

Olá!! disse...

Off topic
Obrigada e um beijo

Sara disse...

LP, repito: onde é que eu escrevi que não gostava do anúncio do Banif? Estamos a falar única e exclusivamente deste tema e tu estás a querer misturar os posts. Ou queres que, uma vez que ninguém gosta ou percebe o anúncio do banco, em jeito de carneirinho, eu diga a mesma coisa?
Os gostos são mesmo subjectivos. Os anúncios do Banif despertaram a atenção de milhares de pessoas e os do Skip e da Kinder... vejamos... nem por isso! Porque são spots muito fraquinhos em relação ao do Banif (já para não falar da questão do anúncio da Skip utilizar indevidamente um menor como interveniente, violando, de certa forma, o Código da Publicidade).
Este é o meu último comentário relativamente a este assunto porque não vale a pena debater quando não há argumentos válidos.

Anónimo disse...

Sara - looooooool... nao viola o codigo da publicidade, viola os direitos de personalidade! Codigo civil - direitos de imagem artº 79º.
Se te chamou a atençao a ti perdes a legitimidade em falar...Contradizeste So nao percebes se nao kizeres, ou fores tao presunçosa e arrogante que nao admitas... mas ok. Antes de criticares algo olha primeiro para o que fazes tambem, apenas isso!

Discussoes á parte...
Cumprimentos Sara

White_Fox disse...

Adorei a imagem! Ri-me à gargalhada! E parabéns pelo blog!